Bacharelado em Teoria Crítica e História da Arte


 

A Teoria em Foco


O Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte é um curso noturno do Departamento de Artes Visuais - IdA/UnB que integra o Programa de Apoio a Planos e Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, que faz parte do plano de expansão da UnB, em concordância com seu Projeto Pedagógico.

Com início no primeiro semestre de 2012, o Curso foi concebido para oferecer uma sólida formação na área teórica das Artes Visuais. Esta graduação volta-se para estudantes interessados em atuar nesta área de conhecimento como pesquisadores, professores em Ensino Superior, curadores, assessores e consultoresem arte brasileira e internacional do mais alto nível para órgãos do governo ou empresas particulares. Além da carreira acadêmica, trata-se de um vasto e crescente campo de demanda a ser ocupado por especialistas.

Para proporcionar uma formação coerente e articulada com tais exigências, o quadro de Docentes do Departamento de Artes Visuais, responsável pelas disciplinas deste curso, possui formação e experiência profissional em Artes Visuais e em Teoria, Crítica e História da Arte, com o aporte das necessárias especificidades interdisciplinares das esferas de saber relacionadas.

O eixo central do curso é constituído pelas disciplinas de Teoria, Crítica e História da Arte que têm como função subsidiar a conceituação dos discursos deste campo de conhecimento e suas bases metodológicas. Desde o início, são oferecidas mais três sequências, concebidas como os eixos da História da Arte e de suas relações transdisciplinares. A primeira trata da historicidade do objeto artístico em suas dimensões sincrônica e diacrônica e suas relações anacrônicas, a segunda, da questão da História e da Historiografia da Arte no Brasil e a terceira articula relações entre as Artes Visuais, as Ciências Humanas.

A sequência de Teoria, Crítica e História da Arte é entrelaçada ao eixo de disciplinas de Laboratório de Produção de Texto e também ao eixo das disciplinas dedicadas à articulação entre a História e a Teoria das Imagens no Espaço/Tempo e Movimento, em diferentes linguagens.