05 de Outubro de 2020

07 de Agosto de 2020

 

Título: “XI Seminário de Dança: 1,2,3 e já! A criança pinta, borda e dança”

Data do evento: 26 e 27 de julho de 2017

Local: Sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Divulgação e Inscrições:http://www.ifdj.com.br/site/index.php/seminarios/


Título: XI Conferência Regional da ISME Latino Americana

Data do evento: 08 a 10 de agosto de 2017

Local: Natal/RS

Período de Inscrição: Chamada de trabalhos até o dia 05/06/17

Divulgação: http://abemeducacaomusical.com.br/artsg.asp?id=151


Título: XXIII Congresso Nacional da ABEM

Data do evento: 16 a 20 de outubro de 2017

Local: Manaus/AM

Período de Inscrição: Chamada de trabalhos até o dia 31/06/17

Divulgação: http://abemeducacaomusical.com.br/artsg.asp?id=149


Título: II JORNADA DE PESQUISA EM ARTE PPG IA/UNESP

Data do evento: 03 a 07 de outubro de 2017

Local: UNESP/SP

Período de Inscrição: Chamada de Trabalhos até 31 de maio de 2017

Divulgação: https://jornadadearteunesp.wixsite.com/pesquisa2017/editais


Título: ANPPOM (ATUALIDADE E IMPACTOS SOCIAIS DA PESQUISA, DAS PRÁTICAS E DA DOCÊNCIA EM MÚSICA)

Data do evento: 28 de agosto a 1 de setembro de 2017

Local: Unicamp – Campinas/SP

Período de Inscrição: Chamada de trabalhos encerrada

Divulgação: http://www.anppom.com.br/congresso-atual/congresso-apresentacao


Título: VI JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira

Data do evento: 10 a 15 de agosto

Local: Fortaleza /CE

Período de Inscrição: Chamada para comunicações orais - 10/05/2017

Divulgação: http://jubra2017.com.br/grupos-de-trabalho-aprovados/


Título: EDUCERE - Congresso Nacional de Educação (Formação de professores: contextos, sentidos e práticas)

Data do evento: 28 a 31 de agosto de 2017

Local: Curitiba/Paraná/ Brasil

Período de Inscrição: Chamada de trabalhos até – 15/05/2017 / Inscrições até 28/08/2017

Divulgação: http://educere.pucpr.br


Título: II Jornada Ibero americana de Pesquisa em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares em Educação

Data do evento: 04/09/2017–06/09/2017

Local: Campus Natal-Central do IFRN

Período de Inscrição: Chamada de Trabalhos até 16/06/2017 / Inscrições até 04 de agosto

Divulgação: https://agenda.galoa.com.br/evento/ii-jorneduc-ii-jornada-ibero-americana-pesquisas-politicas-educacionais-e-experiencias


Título: XIII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

Data do evento: 17 a 21 de setembro de 2017

Local: Foz do Iguaçu/PR

Período de Inscrição: as inscrições online estarão disponíveis até o dia 10 de Setembro de 2017 às 12h00m, após esta data as inscrições serão realizadas no local do evento no dia 17 de Setembro de 2017.

Chamada de trabalhos: 10/05/2017
Divulgação:http://www.abed.org.br/hotsite/23-ciaed/pt/apresentacao/?utm_source=galoa-agenda&;utm_medium=page&utm_campaign=galoa-event-4569


Título: 38ª Reunião da ANPED (Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência)

Data do evento: 01 a 05 de outubro

Local: São Luíz do Maranhão

Período de Inscrição: Chamada de Trabalhos Encerradas

Mostra de filmes: 25 de maio

Divulgação:http://38reuniao.anped.org.br/?utm_source=galoa-agenda&;utm_medium=page&utm_campaign=galoa-event-4871


Título: ENFOPECS (Tema: Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado: cenas do atual contexto político da educação brasileira)

Data do evento: 27 a 30 de junho de 2017

Local: Montes Claros /MG

Período de Inscrição: Com submissão de trabalho 03/05/2017 até 15/06/2017

Divulgação: http://www.enfopecs.unimontes.br


Título: International Conference on Education, Psychology, and Social Sciences

Data do evento: 2-4 August 2017

Local: Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand

Período de Inscrição: Submission Deadline: May 31, 2017  

Divulgação:http://iceps2017.globalconf.org

 

 

 

 

2016

 

AUTOR: BELISTER ROCHA PAULINO

TÍTULO: MOVIMENTO, ARTE E EXPRESSIVIDADE: UMA PROPOSTA DE DANÇA EDUCATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.


 

AUTOR: JAILSON ARAÚJO CARVALHO

TÍTULO: TECNOLOGIA E ENSINO DE TEATRO: Diálogos para além da sala de aula.


 

2014

 

AUTOR: ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO ARRAES

TÍTULO: A MÚSICA NA ESCOLA, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA VIVÊNCIA MUSICAL CRÍTICA E CONSCIENTE: reflexões a partir de aulas de música com alunos do Ensino Fundamental - anos finais.


 

AUTOR: ALINE SEABRA DE OLIVEIRA 

TÍTULO: Processo Colaborativo: Diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro


 

Autor: DIMAS CALTAGIRONI GONÇALVES DANTAS

Título: O PROCESSO BRECHTIANO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: Uma prática-ação com A Exceção e a Regra


 

AUTOR: HUGO NICOLAU VIEIRA DE FREITAS 

TÍTULO: Cartografia Teatral: o ensino/aprendizagem por meio da leitura e compreensão do espaço


 

Autor: IDELVANIA PASSOS DE ARAUJO OLIVEIRA

Título: ENTREI NO CURSO ASSIM, EU... E HOJE, NESSE GRUPO, EU ME SINTO NÓS:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO "VIVÊNCIAS COM A MUSICALIZAÇÃO"


 

Autor: LANA COSTA FARIA 

Título: IMAGEM EM CENA E CORPO QUE DANÇA: POÉTICAS PEDAGÓGICAS


 

AUTOR: LEANDRO GUILHERME OLIVEIRA DE MENEZES

TÍTULO: CORPOS-SUBJÉTEIS: Análise de Narrativas a partir da experiência das Artes na Regional de Ensino da Samambaia


AUTOR: LIUBLIANA SILVA MOREIRA SIQUEIRA

TÍTULO: CORPO-BRINCA: corpo como experiência estética no processo criativo do Grupo de Banda Percussiva Meninos do São João, em Palmas-TO.


AUTOR: LUCAS DE CAMPOS RAMOS

TÍTULO: O VIOLÃO DE 6 CORDAS E AS HABILIDADES DE ACOMPANHAMENO NO CHORO.


Autor: LUCIANA MARIA RODRIGUES GRESTA 

Título: NARRATIVAS INFANTIS EM CENA: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 


Autor: MARIA CRISTINA SILVA 

Título: PROTAGONISMO JUVENIL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEATRO NO COLÉGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS


AUTOR: RICARDO CRUCCIOLI RIBEIRO 

TÍTULO: IDENTIDADE, ALTERIDADE e ADOLESCÊNCIA: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto da escola de ensino médio.


AUTOR: SILVIA BEATRIZ PAES LIMA ROCHA GARCIA 

TÍTULO: TRANSIÇÕES DE IMPACTO: UMA ANÁLISE DE CONSTRUÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL POR MEIO DO TEATRO-FÓRUM


AUTOR: WELLINGTON DE OLIVEIRA 

TÍTULO: CIDADE: TERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIA DO TEATRO EM COMUNIDADE

 

 

 

02 de Agosto de 2020

Resoluções 2015 

 

Número Resolução Assunto

01/2015 Aprova validação de disciplinas cursadas fora do PROF-ARTES

02/2015 Aprova procedimentos relativos à comprovação de proficiência em língua estrangeira

03/2015 Aprova o formato e procedimentos do Exame de Qualificação do PROF-ARTES

04/2015 Aprova o formato e procedimentos do Exame de Trabalho de Conclusão / Defesa Pública do PROF-ARTES

05/2015 Normatiza os procedimentos para a inscrição, seleção e matrícula de alunos especiais do PROF-ARTES

 

Resoluções 2017

 

Número Resolução Assunto

01/2017 Aprova procedimentos de prorrogação do prazo de exame de qualificação para a turma dos alunos ingressados em 2016.


Área de Concentração - Ensino de Artes

Na formação do professor que atua na Educação Básica é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para os procedimentos teóricos e metodológicos relativos ao ensino, mediação e aprendizagem em artes, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade cultural do aluno, mediante suas próprias experiências artísticas e estéticas, bem como em relação ao contexto sócio-cultural em que está inserido. Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino artístico, a área de concentração Ensino de Artes propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais.




Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes

Esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos que aproximam as praticas artísticas e os processos de ensino.


 


Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes


Esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.


De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 018/2016 – CONSEPE, que Aprova reforma curricular do
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes, os alunos do PROF-ARTES
deverão cumprir 28 (vinte e oito) créditos, sendo 16 (dezesseis) créditos das disciplinas
obrigatórias, mais 04 créditos das Disciplinas de Fundamentação (que também são
consideradas obrigatórias) e 08 (oito) créditos de Disciplinas Optativas.



Disciplinas                            |                                 Créditos        |       Carga horária


Obrigatórias (quatro disciplinas)                                           16                              240


Fundamentação (duas disciplinas de 2 créditos cada)                4                                 60

Optativas (duas disciplinas)                                                          8                                120


TOTAL                                                                                           28                               420



Número de créditos mínimo para Defesa: 28 créditos
Carga horária em disciplinas: 420 horas/aula



DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:


METODOLOGIAS DE PESQUISA
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Principais tendências da pesquisa em artes na contemporaneidade. Estudo de
abordagens e técnicas de pesquisa a partir de diferentes correntes epistemológicas. O
processo, a escritura e o pensamento científicos: níveis de problematização.


A EXPERIENCIA ARTÍSTICA E A PRÁTICA DO ENSINO DE ARTES NA ESCOLA
(ABORDAGENS METODOLÓGICAS)
Obrigatória
Carga Horária: 60 - Créditos: 4
Ementa: O sentido da experiência e o contexto escolar. Ensino da arte - experiência estética e
experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às
memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização como prática formativa.
O sentido do texto - escrito, oral, imagético, musical na aquisição de conhecimentos em arte. A
estética do ambiente e do meio (da instrumentalização) A pedagogia como cultura e a cultura
como pedagogia.


ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL 1
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a
supervisão de um Comitê de Orientação.


ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL 2

Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4

Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a
supervisão de um Comitê de Orientação.


ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DAS ARTES

(Disciplina de Fundamentação EAD)
Obrigatória
Carga Horária:30 - Créditos: 2
Ementa: Fundamentos e crítica dos processos de criação, ensino das artes e elaboração de
projetos em arte educação. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o
desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de
informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.


FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ARTE NA EDUCAÇÃO (Disciplina de Fundamentação EAD)

Obrigatória
Carga Horária:30 - Créditos: 2
Ementa: Aspectos históricos e historiográficos das Artes e seus desdobramentos no Ensino
Fundamental e Médio. Avaliação das propostas da Escola para o ensino das Artes, de sua
pedagogia de inclusão. O papel das políticas afirmativas.

 



DISCIPLINAS OPTATIVAS POR ORDEM ALFABÉTICA - acesse aqui