• Formulário Credenciamento Orientador de Pós-Graduação

• Solicitação de Qualificação/Defesa

• Relatório de Qualificação

• Solicitação Inclusão de discplina em Dominio Conexo

O eixo principal da linha de Pesquisa em Educação em Artes Visuais(EAV) é a investigação das práticas, realizações, teorias e metodologias da educação visual e suas tecnologias na sociedade contemporânea. Os estudos ressaltam os deslocamentos epistemológicos na atualidade das questões da arte/educação ao promover a integração de instituições, saberes e práticas das pedagogias visuais. Do mesmo modo promove e reflete a expansão da área de EAV, preparando os candidatos para uma grande variedade de contextos de atuação, incluindo escolas, museus, instituições culturais, organizações comunitárias de base, e configurações alternativas. A linha é um espaço de convergência que agrega pesquisadores, professores e praticantes de campos multidisciplinares em EAV.

OBJETIVO: A intenção é inspirar, engajar e provocar educadores em artes visuais a compreender, investigar modelos curriculares e possibilidades pedagógicas com profundo envolvimento das artes visuais, na cultura, e na sociedade. Dentro de uma pesquisa ampliada a linha de pesquisa em Educação em Arte Visuais se propõe a: estimular e conduzir pesquisas dentro de uma vibrante comunidade de pesquisa colaborativa que foque em metodologias e conteúdos relevantes para as artes visuais;proporcionar modelos e desenvolver práticas de ensino em artes visuais socialmente responsável e ecologicamente consciente em vários contextos culturais; e proporcionar liderança e envolvimento com organizações culturais e profissionais das artes visuais locais, nacionais e internacionais.Os principais objetivos da linha são preparar os alunos para: ensinar em programas de Educação em Artes Visuais em instituições de ensino superior, as configurações da educação museal, e em cargos administrativos municipais, estaduais e nacional; realizar pesquisas e contribuir para a literatura em Educação em Artes Visuais; estar informado sobre a preparação do professor do ensino Básico e áreas afins e teoria da Educação em Artes Visuais contemporânea e prática, e tornar-se profissionalizado através de apresentações em conferências e através de publicação de suas próprias pesquisas.

Corpo Docente

• Instruções

• Formulário

• Disciplinas

• Pagamento

• Resultado

Linhas de Pesquisa

Processos composicionais para a cena responde a uma crescente demanda por qualificação profissional e intelectual no campo das artes cênicas. Trabalhando com procedimentos dramatúrgicos, cenográficos, musicais e de treinamento tanto para o estudo de processos criativos realizados ou em andamentos quanto para a proposição e estudo de novos processos, a linha de pesquisa possibilita-se como espaço de conceptualização, discussão, investigação e sistematização de habilidades, saberes, práticas envolvidos na composição, realização e recepção de obras cênicas em suas diversas modalidades.

A materialidade do ato cênico se apresenta não só como um ponto de partida, como também provocação ao pensamento, às estratégias interpenetrativas, proporcionando uma demanda por contextos e especificidades tais que colocam em questionamento pressupostos e abordagem que não levam em consideração a diversidade de simultâneas referências que o evento cênico efetiva.

A partir disso algumas preocupações predominantes na linha são: pluralismo metodológico, inter-relação entre diversas artes, antropologia teatral, treinamento de atores, artes cênicas e tecnologias, estudos da performance, dança, formas tradicionais de produção cênica e seus modos de transmissão de conhecimento, dramaturgia.

Corpo Docente

Marcus Santos Mota